Borzói: Saiba mais sobre a raça

Criado na Rússia, o borzói é um dos cachorros mais altos do mundo, sendo impossível não perceber a presença de um exemplar da raça. Arredios e desconfiados com estranhos e exímios corredores, esses cães são muito dependentes de suas famílias humanas, sofrendo quando passam um período (mesmo que curto) longe deles.

Pelagem

Embora de longe possa não parecer, a pelagem do borzói é sedosa nas duas variações (ondulada ou cacheada). Esse pet possui pelos mais longos no pescoço, rabo e nas patas. Uma escovação semanal é suficiente para a manutenção de sua pelagem. Suas cores aceitas são: branco sólido, dourado, preto, vermelho, cinza, manchado, tigrado ou tricolor.

Saúde

O borzói não costuma ter muitos problemas de saúde, mas como a maioria dos galgos, pode ser mais sensível ao uso de anestésicos. A displasia coxofemoral pode atingir alguns exemplares, mas a maioria dos criadores desta que é uma raça rara no Brasil se atenta à condição, retirando de sua linhagem animais acometidos pelo problema que causa dor, desconforto e problemas de locomoção. Os borzóis têm uma grande tendência à torção gástrica. Jamais permita que seu pet faça atividades físicas (ou mesmo corra pela casa) depois de se alimentar ou beber muita água.

Temperamento

Este é um dos cachorros que mais preza pela vida ao lado dos humanos. Apesar de seu enorme tamanho, ele gosta muito de ficar na companhia das pessoas, mesmo que seja apenas deitado no sofá. Não é indicado que viva sozinho e/ ou que passe longos períodos do dia sem companhia. Algo curioso da raça é que quando estão dentro de casa, se mostram calmos e tranquilos, mas quando saem, parecem que desenvolvem outro tipo de temperamento, correndo sem parar e sendo muito brincalhões. A raça costuma se dar muito bem com gatos, mas pode estranhar alguns cães que não conheceu desde filhote. Fique atento!

Inteligência

Borzóis são auto-confiantes e não gostam muito de serem comandados. Eles podem se mostrar um pouco teimosos em algumas ocasiões, mas paciência por parte de quem os treina é fundamental para o sucesso nessa “missão”.

Tempo de vida

A expectativa de vida do borzói é de 08 a 10 anos.

Cuidados

O excesso de pelo entre suas “almofadinhas” pode ser um problema. Uma tosa na região é indicada quando os pelos estão compridos demais. Escovar o pelo do pet pelo menos uma vez por semana com uma escova de pinos de plástico é o ideal.

Curiosidades

O borzói, além de muito alto, tem uma conformação corporal um tanto quanto diferenciada. Seu focinho alongado segue o padrão dos galgos, mas seu pelo é bem diferente, já que é mais enrolado. Seu tórax é bem evidente e estreito/ profundo, enquanto sua porção abdominal costuma ser esguia e mais próxima à coluna.

 

Gostou?

Cadastre-se aqui e fique por dentro de nossas novidades

Conheça nossos produtos

× Como posso te ajudar?