Braco Italiano: Saiba mais sobre a raça

Na Itália, sua terra natal, o Braco Italiano, também conhecido como Ponteiro Italiano ou Cão Italiano Apontador, é famoso como uma raça caçadora, mas está ganhando notoriedade como um companheiro familiar doce e afetuoso. Com seus lábios caídos, orelhas cumpridas e expressão comovente, o Braco tem uma aparência peculiar, sendo um pouco diferente dos demais. Acredita-se que seja uma raça antiga, que remonta ao século IV ou V a.C. Os exemplares da linhagem eram populares entre as famílias nobres italianas. Seu trabalho original era levar a presa às redes ou liberar pássaros e outras “vítimas” dos falcoeiros.

Pelagem

A pelagem do Braco Italiano é curta, densa e brilhosa, podendo ser branca, branca com manchas laranjas ou âmbar escuras, branca com manchas castanhas, branca com manchas alaranjadas pálidas ou branca com marcações de castanho-roan. Seus pelos não precisam de cuidados específicos. Uma escovação semanal é o necessário para mantê-lo saudável. Por ter a pelagem curta, a linhagem não é adequada para climas muito frios..

Saúde

Embora sejam geralmente saudáveis, os cães da raça estão sujeitos a algumas das mesmas condições que a maioria das linhagens do grupo Apontador também enfrentam, como displasia do quadril, entrópio, hérnias umbilicais e ácaros da orelha.

Temperamento

A raça é conhecida por serem ótimos companheiros de caça e trabalho, mas também são ótimos e afetuosos no lar, onde gostam de se aconchegar e relaxar. É um cão de extrema energia e adoram brincar, principalmente em ambientes externos. Além disso, o Braco Italiano é ótimo em conhecer novos humanos. Geralmente é bastante calmo e permanece ao lado dos pais a maior parte do tempo. O filhote da raça é extremamente leal e amoroso com sua família humana. Às vezes pode sofrer de ansiedade caso fique sozinho por longos períodos, portanto, não é indicado para pessoas que costumam passar boa parte do dia fora de casa.

Inteligência

O Braco Italiano é um cão de fácil adestração, entretanto, precisa de um treinador forte e confiante, logo não é indicado para pais de primeira viagem. A raça, que é muito inteligente por sinal, precisa ser treinada com gentileza e consistência, e eles sempre irão procurar agradar, mas a falta de sutileza fará com que desistam de aprender.

Tempo de vida

A expectativa de vida da raça é de 12 a 13 anos.

Cuidados

Assim como todos os cães, é recomendado que os pais acompanhem os exames veterinários regulares para detectar futuros problemas de saúde. Os Bracos têm facilidade para ganhar peso e possui uma energia abundante. Portanto, é essencial que o peludo faça, pelo menos, uma boa caminhada de meia hora a uma hora por dia, além de algumas brincadeiras sadias. A principal preocupação da linhagem é a saúde bucal. Eles devem ter os dentes escovados diariamente, pois muitos são propensos a problemas relacionados. Para realizar a escovação corretamente, procure ajuda de um médico veterinário.

Curiosidades

O Braco Italiano é uma raça de cães grandes originária da Itália e é considerado o mais antigo ponteiro europeu, podendo ser encontrado em pinturas realizadas no século IV e V a.C. Alguns historiadores acreditam que a linhagem é derivada de um cruzamento entre um Segugio Italiano e o Mastiff Asiático.

 

Gostou?

Cadastre-se aqui e fique por dentro de nossas novidades

Conheça nossos produtos

× Como posso te ajudar?