Saiba tudo sobre seu Pastor Holandês

Também conhecido como Dutch Shepherd, o Pastor Holandês foi criado particularmente para ajudar pastores humanos em trabalhos agrícolas completos. Por ser extremamente inteligente e treinável, é bem fácil encontrar alguns exemplares da raça exercendo a função de cão policial ou de busca e salvamento – além de cães de família, é claro. E é ainda mais fácil confundir um Pastor Holandês com o Alemão ou algum dos Belgas, pois essas raças tiveram alguns ancestrais em comum quando ainda estavam em processo de desenvolvimento.

Pelagem

A raça possui três tipos de pelagem diferentes, com camadas curtas, ásperas e longas, sendo todas elas tigradas, criadas especialmente para proteger o cão de variações climáticas. Ela não exige tantos cuidados por parte dos tutores: apenas uma escovação semanal, alimentação adequada e banhos quando houver necessidade são o bastante para mantê-la limpa e brilhosa.

Saúde

No geral, Pastores Holandeses são muito saudáveis e não possuem propensão a nenhum tipo de doença hereditária. Alguns exemplares podem desenvolver displasia da anca (do quadril), mas são casos isolados e extremamente raros. Ainda assim, vale destacar que eles ainda precisam de exames médico veterinários regulares, assim como todos os cães.

Temperamento

Corajoso, alerta e afetuoso, o Pastor Holandês faz um belo papel de cão de companhia e de guarda ao mesmo tempo, e não existe possibilidades de impedir que ele proteja o lar com todo o seu esforço. Isso pode ser benéfico, mas é preciso ter cuidado e fazer com que o cachorro aprenda a interagir com pessoas estranhas e outros pets. Por isso, um Pastor Holandês deve, assim como todos os cães, ser socializado ainda quando filhote. Fora isso, a raça é muito recomendada para famílias com crianças e até com outros animais, pois é carinhosa e muito obediente.

Inteligência

O Pastor Holandês é incrivelmente bom em tudo que faz, incluindo pastoreio, guarda, busca e salvamento, serviço de cão-guia, trabalho policial, além de competições caninas como Agility e Obediência. Esses cães são altamente treináveis e sempre estão em busca de agradar, o que torna ainda mais fácil a educação dentro do lar. Mas é preciso oferecer um treinamento firme e confiante para manter o pet interessado nas atividades.

Tempo de vida

Um Pastor Holandês vive, em média, entre 12 e 15 anos.

Cuidados

O principal cuidado com um Pastor Holandês está relacionado às atividades físicas. Um cão da raça precisa ser muito bem exercitado diariamente, seja com passeios, caminhadas ou corridas e alguns jogos e brincadeiras em momentos isolados do dia. Caso não seja estimulado mental e fisicamente, ele pode ficar entediado, ansioso e – muito – destrutivo. Fora isso, é preciso levá-lo frequentemente ao médico veterinário e estar sempre atento ao crescimento das unhas e da limpeza dos ouvidos.

Curiosidades

O Pastor Holandês passou maus bocados devido ao desenvolvimento de técnicas agrícolas, que tomaram sua função original. Além disso, a raça quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos cães morreram de fome durante as batalhas e a maioria dos exemplares foram recrutados por militares por causa da alta treinabilidade da raça, causando, então, uma enorme escassez de exemplares.

Gostou?

Cadastre-se aqui e fique por dentro de nossas novidades

Conheça nossos produtos

× Como posso te ajudar?