Criado no século XVII na Alemanha, o weimaraner é um cachorro tipicamente de caça e tiro. Por muito tempo, a raça foi conhecida como “pointer de Weimar” ou “braco de weimar” e se destacava como um excelente farejador, além de ótimo em apontar e buscar presas. Com a queda da popularidade da caça no mundo todo, este cachorro passou a ser usado frequentemente para guarda, mas também para companhia em alguns casos. Alertas e sempre atentos ao que acontece ao redor, os weimaraners possuem bastante energia e resistência, por isso é um dos cães de trabalho favoritos em diferentes países do mundo. Seu corpo forte e pelo brilhante chamam a atenção por onde passam. Costumam ser cães um pouco reservado com estranhos e podem se mostrar um tanto quanto dominantes em algumas situações.
Pelagem
Sua pelagem brilhante chama muito a atenção. O weimaraner mais comum é o de pelo curto, mas existe também a variação de pelo longo. Cães desta raça contam com uma coloração azulada bem característica que quase se assimila a um tom de prata. Manchas brancas não são desejadas e nem aceitas oficialmente, embora possam acontecer em alguns exemplares isolados. O weimaraner de pelo longo não é reconhecido oficialmente nos Estados Unidos e nem tão comum entre os criadores da raça.
Pelagem
O weimaraner é bastante propenso à torção gástrica – evite que seu pet faça atividades depois de beber muita água ou se alimentar. Na raça, também são comuns as displasias coxofemoral (espécie de encaixe imperfeito da articulação do quadril) e de cotovelo. Tumores de pele são recorrentes, converse com um médico veterinário de sua confiança para saber como evitar o problema em seu filhote. Hemofilia e outros problemas de coagulação do sangue podem acontecer com cães desta raça. O entrópio (formação errada da pálpebra) também pode ser diagnosticado com certa frequência.
Temperamento
O weimaraner costuma ser um cachorro amistoso, mas cheio de energia, sempre pronto para brincar ou fazer um longo passeio. Eles costumam eleger como preferidos alguns membros da família, a quem defenderá sempre que julgar necessário. Eles são bons com crianças, mas seu tamanho e jeito um tanto quanto estabanado requer atenção durante as interações. Com outros animais, ele precisa ser socializado bem cedo, caso contrário poderá querer perseguí-los de forma insistente. Embora não seja tão pesado, o weimaraner pode machucar com seus pulos e patadas. Ensine seu filhote desde cedo o que é aceito ou não em sua casa para evitar que ocorram acidentes destas naturezas.
Inteligência
Inteligente e super esperto, o cachorro da raça weimaraner aprende relativamente rápido, mas pode ser bem disperso enquanto recebe novos comandos. Eles adoram fazer atividades com seus pais humanos e mostrar que estão fazendo o que lhes foi pedido. Alguns exemplares podem ser mais teimosos e exageradamente brincalhões durante os treinos. Identifique o que chama a atenção de seu pet para que este momento seja bastante atrativo para vocês dois.
Tempo de vida
Os cachorros da raça weimaraners vivem, em média, por 12 anos.
Cuidados
Exercícios variados e atividades mentais diárias são recomendados para o weimaraner. Versáteis, eles podem correr, nadar e buscar objetos com muito entusiasmo e rapidez. Precisam de tutores dedicados e que possam ficar com eles pelo menos uma hora por dia praticando algum tipo de atividade física. Suas orelhas caídas merecem atenção, pois são um convite para otites, parasitas e outros problemas de ouvido. Uma limpeza semanal e inspeção frequente podem ajudar bastante a evitar o problema, mas lembre-se sempre de utilizar somente produtos veterinários para isso.
Curiosidades
Em alguns países, parte da cauda dos cães da raça wiemaraner é amputada, mas no Brasil esta prática é proibida. Converse com o criador de seu cão para que a caudectomia não seja realizada, pois ela não possui bons propósitos para o cão.